terça-feira, 2 de dezembro de 2008

RESENHA DE FILME



Ficha Técnica





Título Original: Un Buda


Gênero: Drama


Tempo de Duração: 115 minutos


Ano de Lançamento (Argentina): 2005


Site Oficial: www.evergreen-studio.com/un_buda


Direção: Diego Rafecas Roteiro: Diego Rafecas Produção: Ricardo Parada e Diego Rafecas





Sinopse


O Buda (Un Buda) Um bom filme argentino sobre dois meninos cujos pais eram ativistas políticos (e budistas), mortos pela ditadura militar. Quando adultos, assumem caminhos opostos: um dos garotos torna-se professor de filosofia (vivido pelo próprio diretor Rafael Rafecas) e o outro fica perdido, sem saber como viver o seu misticismo, até encontrar um templo nas montanhas. A partir daí, a sua vida modifica-se e ele encontra um canal adequado para exprimir o seu desejo do transcendental.



CRÍTICA

---> Este filme veio parar em minhas mãos depois de minhas andanças e garimpos intermináveis em diversas videolocadoras. É raro encontrar uma produção genuinamente budista, que trate do tema com sensibilidade e sem misturar o budismo com outras histórias paralelas. Este filme consegue juntar as duas coisas.
Gostaria de compartilhas com vocês sobre um trecho do filme onde onde o protagonista, o rapaz com potencial búdico, compara sua busca espiritual com as preocupações fúteis de seu irmão. ele diz mais ou menos assim: o macaco quando vê o peixe dentro da água, em sua ignorância, pensa 'que coitado, ele deve estar se afogando' - e então tira o peixe de dentor da água, achando que está fazendo uma grande ajuda. o peixe acaba ficando sem ar e morre fora da água. Assim é seu personagem: meditação constante, jejum que durava semanas, leituras incansáveis das escrituras budistas, desligamento do mundo; tudo isso debilitava seu corpo e deixava as pessoas à sua volta pensando que ele estava perdendo a sua sanidade mental. Muitos queriam 'ajudar'.
eram macacos à margem do rio tentando resgatar o peixe 'afogado'. Pessoas assim são facilmente encontrados em nosso dia-a-dia, não é mesmo? Os que não entendem, os céticos, os que zombam, os que querem a vida do aqui e agora, preocupados com dinheiro, status social, poder, os que dopam seus corpos com bebidas alcoólicas, com cigarros, drogas.
Até mesmo os fanáticos religiosos cristãos fazem este papel. Eles condenam ao 'fogo do inferno' toda filosofia que seja um pouco mais racional, livre de dogmas, que busque uma verdade diferente das suas escrituras.

um bom filme, recomendo, acrescentou muito para mim.

namastê!

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Joao!! Tudo bem?
Primeiramente muito obrigado por me avisar das novas postagens, sabe como é vida de mamãe é difícil né? kkk
Bom, este filme deve ser muito interessante mesmo. Igual ao filme Samsara ( não lembro do diretor nem elenco). Fala sobre a transitoriedade da vida, suas consequências e o momento de decisão entre o certo e o errado. segundo informações que li (foram muitas mesmo). " Potencial búdico", todos nós temos. Nascemos com a natureza búdica mas, somos corrompidos pelo mundo em que vivemos, afinal é mundano e negativo ( violência, raiva, ódio, negatividade, opressão,apego a coisas materiais, inveja etc...). Por mais que nós não a tenhamos completamente mas, vivenciamos pessoas tendo estas e outras inúmeras reações. Uma vez li um trecho de um mantra (cantado em vietnamita)que diz o seguinte:
"Aquele que estiver pronto, Buda despertará a percepção da iluminação". E assim o fez.
A respeito do trecho do livro é muito interessante e vivaz. Mais um para eu ler!!!! RSrsrsrsrs
Um grande abraço. Namasté