terça-feira, 2 de dezembro de 2008

a arte de equilibrar-se sobre um fundo vazio


trecho do livro de Sérgio Veleda


"BUDISMO, A ARTE DE EQUILIBRAR-SE SOBRE UM FUNDO VAZIO" significa a arte de soltar, desprender e largar não necessariamente o que está fora de si, mas o que está dentro. E assim experimentar a sensação de abrir-se ao espaço, à vacuidade. Saliento: sua visão espiritual não-teísta, a coragem guerreira que incentiva o destemor de ver esse mundo como um fluxo impermanente fascinante; a arte do trapézio, a de se equilibrar de forma humana e corajosa sobre o fundo vazio de todas as coisas"


"Não encontraremos no Budismo a figura de Deus. A sua origem é sapiencial. Não foi concebido por intervenção ou revelação divina. (...) O Budismo nasceu da experiência direta de um homem: Gautama Buda"


"O Budismo se origina de uma experiência individual, de um homem que acreditava apenas na própria experiência e recomendava a todos os que se aproximavam dele a não acreditar em nada sem antes provar. por isso, o Budismo é pedagógico e a conduta de Buda, o exemplo"


" (...) como afirma Buda, a quietude e o silêncio da própria mente se tornam o gozo luminoso. Esvaziada, ela pode ver as coisas como são, apreciando seu bailado como uma dança de luzes"


Diz Dogen: " se a vida vem, eis a vida. Se a morte vem, eis a morte. não há razão para que estejas sob o seu controle. Não tenhas esperanças nelas. Esta vida e esta morte são a vida do Buda. Se tentas lançá-las fora, negando-as, perdes a vida do Buda".
É como não mais se desviar de coisa algumae permanecer diante de pensamentos, sensações, eventos. Não é mais possível burlar o que vem, e o mais incrível é que não há alguém para se desviar.
...


Nenhum comentário: