segunda-feira, 24 de novembro de 2008

"uma coisa precisa ser entendida: o budismo não acredita em um Deus, mas acredita em Deuses. Eles são muito mais democráticos, em seus conceitos do que o islamismo, judaísmo ou cristianismo. Essas religiões são mais elitistas: um Deus, uma religião, uma escritura sagrada, um profeta; elas são muito monopolizadoras. Mas o budismo tem uma abordagem totalmente diferente, muito mais democrática, muito mais humana. Ela concebe milhões de deuses.

Na verdade, todo ser que existe precisa se tornar um deus um dia. quando ele se ilumina, torna-se um deus. De acordo com o budismo, não existe nenhum deus como criador, e isso traz dignidade a todos os seres. Você não é uma marionete, você tem uma individualidade, uma liberdade e uma dignidade. Ninguém pode criá-lo, ninguém pode destruí-lo. Daí surgiu um outro conceito: ninguém pode salvá-lo, exceto você mesmo. Se houver um Deus, ele pode enviar seus mensageiros, profetas e messias para salvá-lo. Mesmo libertar a si mesmo não está em suas mãos; mesmo sua libertação será um tipo de escravidão; uma outra pessoa o liberta, e uma libertação que estã nas mãos de uma outra pessoa não é de fato uma libertação.

A liberdade precisa ser conquistada, e não mendigada; a liberdade precisa ser arrebatada e não pedida em uma oração. "

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, Amigo. Eu simplesmente a-d-o-r-e-i seu trabalho. Muito bom, e questionador. Xeque mate a respeito do certo/errado. Voce é uma pessoa muito especial, pense nisso:
" Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece". Buda apareceu em sua vida para lhe mostrar a Verdade. Ele disse:
"Mostro-vos, por um lado o sofrimento e, pelo outro, a forma de deixar de sofrer". Um início é uma dádiva, esta oportunidade de hoje é uma dádiva, sejamos gratos por tudo que acontece de bom, e de ruim como aprendizado.
Namo Amida Butsu e Namaste
Elaine Silva Barretto (Baixinha)