segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Deus

"Buda continua sendo completamente único, incomparável. Ele diz que Deus não é mais do que uma busca por segurança, por proteção e abrigo. Você não acredita em Deus não porque Deus exista, mas porque se sente impotente sem esta crença. Mesmo se Deus não existir, você insistirá em inventar um. A tentação vem de sua fraqueza; trata-se de uma projeção.

O ser humano se sente muito limitado, muito impotente, praticamente uma vítima das circusntâncias, sem saber de onde veio, sem saber aonde está indo e sem saber por que está aqui. se não houver um Deus, é muito difícil para uma pessoa comum percebe algum sentido na vida. a mente comum ficará fenética sem Deus, pois ele é um sustentáculo, ele o ajuda, o consola o conforta: "não se preocupe, Deus todo-podeoso sabe tudo sobre o motivo de você estar aqui. Ele é o Criador, ele sabe por que criou o mundo. Você pode não saber, mas o Pai sabe, e você pode confiar Nele" - Este é um grande consolo.

A própria idéia de Deus lhe dá um alívio: você não está sozinho, alguém está cuidando as coisas.

Buda diz que Deus não existe, e isso simplesmente mostra que o ser humano não sabe por que está aqui, simplesmente mostra que o ser humano é impotente, que o ser humano não tem nenhum significado que ele possa encontrar. Ao criar a idéia de Deus, ele pode acreditar no significado e pode vive esta vida fútil com a idéia de que alguém está tomando conta dela.

O ser humano criou Deus à sua própria imagem, ele é uma invenção humana; Deus não é uma descoberta, mas uma invenção. E Deus não é verdade, mas a maior mentira que existe.

O Budismo é a religião amadurecida, é a religião da mente madura. Ele absolutamente não é infantil e não dá suporte a nenhum desejo infantil em você. ele é muito implacável. Na verdade, (Buda) ao ser implacável está mostrando sua compaixão. Ele não permitirá que você se apegue a nenhuma mentia, pois não importa o quanto ela seja reconfortante, uma mentira é uma mentira. A verdade precisa ser trazida até você, não importa o quanto seja dura, esmagadora, chocante. mesmo que você seja aniquilado sob o impacto da verdade, ela é boa."

Nenhum comentário: