terça-feira, 25 de novembro de 2008


"No Sutra Pratimoksha, Buda diz que é preferível morrer a quebrar nossa disciplina moral, porque a morte destrói apenas uma única vida, ao passo que quebrar nossa disciplina moral destrói nossa oportunidade de experienciar felicidade emmuitas vidas futuras e nos condena a passar pelos sofrimentos dos reinos inferiores repetidas vezes."


"A simples contemplação do corpo de Buda ou de representações de seu corpo, fala e mente é algo muito benéfico. Numa era anterior, certa vez, um mensageiro abrigou-se num templo, no qual havia uma pintura de Buda Kashyapa na parede. Vendo a forma desse Buda, ele gerou muita fé e o forte desejo de ver um Buda em pessoa. Como resultado, mais tarde, ele renasceu como um humano chamado Shariputra, que veio a ser um dos primeiros discípulos de Buda Shakyamuni, e se libertou naquela mesma vida."


"Procrastinação é a relutância ou falta de vontade de investir esforço imediato na prática espiritual. Por exemplo, embora possamos ter algum interesse no Darma e a intenção de praticá-lo, adiamos nosso treino para um momento futuro - quando tivemos férias, quando as crianças crescerem ou quando nos aposentarmos. Essa é uma atitude peigosa, porque a oportunidade de praticar o Darma pode ser facilmente perdida. A morte pode nos atingir a qualquer momento. Portanto, devemos abandonar a procrastinação e iniciar nossa prática de Darma imediatamente. O melhor remédio contra a preguiça da procrastinação é meditar na nossa preciosa vida humana e na morte e impermanência."


textos extraídos do livro "O voto do Bodissatva" - Geshe Kelsang Gyatso

2 comentários:

Unknown disse...

Se é tão difícil acreditar em um Deus, porquê acreditar em Buda? Uma coisa é se identificar com os ensinamentos, outra é dizer que isso é a Verdade... E se tudo é tão claro, que não existe um Deus soberano, então o porquê dessa veneração de sua imagem (Buda)? Muito contraditório não? Se um dos objetivos de Buda era mostrar que não existe um Deus, então posso enteder que nada do que foi vivenciado por ele está sendo aproveitado da forma pura que ele propôs, pois foi nisso em que ele se transformou para seus seguidores,um Deus.
Se a vida é uma futilidade como ele diz, porquê então de tantas vidas? Onde está o desapego de Buda, se o que enfatiza é se voltar para seu próprio interior, isso não é ser egocêntrico?
Diferente é dizer que pra você isso é uma Verdade, outra muito diferente é dizer que os outros são tolos e infantis por não acreditarem na sua verdade.

João Claudio S. disse...

ei miogama :) toda crítica é aceita, todo comentário é válido... se uma filosofia não pode ser debatida e posta à prova, então ela não deve ser posta em questão. vejamos sobre sua crítica: Buda é um ser desperto, uma divindade, não o Deus supremo da concepção católica. ele não é o dono da verdade. ele é a mente mais perfeita e consciente que já existiu, que teve a compaixão de nos mostrar o caminho a ser seguido, através do exemplo de sua vida e morte. 'voltar para nosso centro' não é ser egocêntrico, mas sim parar de ficar pedindo coisas para 'deus' como se fossemos filhos mimados (infantis, portanto),para podermos ter a dignidade de conquistar as coisas pelo nosso valor e mérito. REconhecer nossa essência divina não é blasfêmia nem arrogância, e sim o caminho para nosso desenvolvimento pleno. Desta maneira, todos têm a condição de chegar onde o Mestre (Buda) chegou. Buda oferece nada além da plena consciência, da verdade 'esmagadora', nua e crua. Se alguém tem dificuldade em aceitar o que Buda prega, certamente é devido à mente turva e cheia de pensamentos falsos, que são mais ainda agravadas pelas religiões cristãs e que tentam convencer a todos com a idéia do paraíso eterno para os bons e inferno eterno para quem é 'mau'. Além do mais, é incoerente que o sangue de um único homem (Jesus), por mais santo que seja, pague por sí só todos os 'pecados' de toda a humanidade, em todos os tempos. A idéia de 'carma', difundida por Buda, faz mais jus a uma mente sã e coerente. e quem precisa de um Deus vingador, carente de 'adoração' e temperamental (que no antigo julgamento era um, e de repente virou outro)????

Meu coração e minha mente ainda sentem que Buda ainda é insuperável em seus argumentos espirituais.

Seu caminho é o mais difícil, duro e às vezes contraditório em sua aparência, porém ainda assim é o mais coerente e sábio de toda a história. como buda mesmo disse para a gente concluir as coisas por nós mesmos, e, se alguma coisa que ele disse não puder ser comprovada, que nao seja levada em consideração.